sábado, 31 de outubro de 2015

PASSADO, PRESENTE E FUTURO DIANTE DE DEUS


“Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” Fp 3:13-14.

O que é a vida? O que é o tempo? Quando pensamos na vida muitas vezes não compreendemos muitas coisas. Já vivemos muitas situações, outras estamos vivendo agora e tantas outras ainda virão. Como reagimos diante dos desafios que se nos apresentam? E quais serão esses desafios no futuro? Quais foram nossas vitórias? Quais serão nossas derrotas? Quais são as nossas atitudes diante das circunstâncias da vida? Deus fez a vida e fez o tempo também. Podemos não saber muitas coisas acerca da vida, mas sabemos com certeza o que já vivemos no passado, o que estamos vivendo no presente e não sabemos por certo muitas coisas concernentes ao nosso futuro, mas temos planos e sonhos, e tudo que fizermos hoje terá uma reação ou efeito em nosso amanhã.

Precisamos fazer como Paulo e olhar para a nossa vida não na perspectiva humana, mas na perspectiva de Deus, com olhos da fé e não só com os olhos da carne.

domingo, 25 de outubro de 2015

BREVE CATECISMO – DEUS ÚNICO

“Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR.” Deuteronômio 6:4.

Pergunta 5
Há mais de um Deus?
Resposta: Há um só Deus, o Deus vivo e verdadeiro (Dt 6:4; 1 Co 8:4; Jr 10:10; Jo 17:3.)

A Bíblia, no estágio final da revelação, desconhece a existência de outros deuses, a não ser a Trindade, união absolutamente, igualitária e consensual em essência, natureza e objetivos do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Israel, inicialmente, e a Igreja, posteriormente, não se apropriaram do conhecimento de Deus por via racional, por instintos místicos ou por necessidade psicológica de sublimação do ser e eternização da existência. O Deus das Escrituras revelou-Se a Si mesmo, deu-Se a conhecer, primeiramente a uma nação limitada racial, geográfica e culturalmente, os judeus; depois, em Cristo Jesus, o Filho, humanizou-Se, universalizou-Se, mostrou-Se a todas as raças, viabilizando-Lhe a adoração em todos os lugares, por qualquer indivíduo de qualquer etnia. O Deus dos cristãos, encarnado em Cristo, único, universal e onisciente, Senhor e Salvador, habita a Igreja e tabernacula com ela, e em cada regenerado. O cristianismo, como fazia o judaísmo, repudia o politeísmo com sua consequente polilatria por meio de ícones físicos ou imaginários.

domingo, 18 de outubro de 2015

A CAVERNA DE ELIAS E O MITO DA CAVERNA

1 REIS 19:1-18

“Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus. Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a Palavra do SENHOR e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?” 
1 Reis 19:8-9.

A depressão é um dos maiores males de nossos dias. O número de pessoas sofrendo desse mal é incontável. Precisamos entender o que é a depressão, e buscar recursos na Palavra de Deus para não mistificá-la, mas vencê-la.

“Mito da Caverna de Platão (resumo)

Resumo do mito da caverna de Platão, o que é, metáfora, teoria e ideia
O que é o mito 

A VERDADE QUE LIBERTA - O QUE É A VERDADE?

“E conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará.”
João 8:32.

O que é a verdade? O que é a verdade para você? Você conhece a Verdade? 

O ser humano vive em busca de respostas para essa questão; no seu foro mais íntimo todos abraçam uma “verdade”. No entanto, muitos não creem que exista uma só verdade absoluta, não creem que Deus seja A VERDADE. O que é mais comum nesse mundo do que a mentira? As pessoas mentem para si mesmas e para os outros. Conforme a conveniência, muitos abrem mão da verdade; enganam e são enganados.

Hoje tentaremos desvendar o mistério da Verdade, à luz da Palavra de Deus, sabendo que o conhecimento da Verdade é o que nos salva. 

domingo, 11 de outubro de 2015

CORAÇÕES COM OLHOS ILUMINADOS



“Iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do Seu chamamento, qual a riqueza da glória da Sua herança nos santos, e qual a suprema grandeza do Seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do Seu poder.” Efésios 1:18-19.

O conteúdo da Carta aos Efésios revela que essa Igreja vivia uma realidade espiritual bem diferente de outras Igrejas da Bíblia. Comparando o tom e as palavras utilizados pelo Apóstolo Paulo, aqui e nas Cartas aos Coríntios, notamos que a Igreja de Éfeso era muito mais espiritual do que aquela. Mas ainda assim eles tinham muito que aprender em sua vida de comunhão com Deus.

Em nosso contexto, muitos vivem aquém ao que Deus planejou para eles. Vivem num verdadeiro estado de miséria espiritual, porque não sabem, ainda não tomaram conhecimento, não tem noção da grandiosidade, da preciosidade das bênçãos que Deus lhes preparou através da vida e da obra que o Senhor Jesus realizou. É sobre isso que iremos refletir aqui, e rogamos a Deus, que nos faça saber, que nos revele aos corações, que bênçãos são essas!

O SENHOR DAS ESTRELAS


“1 Louvai ao SENHOR, porque é bom e amável cantar louvores ao nosso Deus; fica-Lhe bem o cântico de louvor.
2 O SENHOR edifica Jerusalém e congrega os dispersos de Israel;
3 sara os de coração quebrantado e lhes pensa as feridas.
4 Conta o número das estrelas, chamando-as todas pelo seu nome.
5 Grande É o Senhor nosso e mui poderoso; o Seu entendimento não se pode medir.
6 O SENHOR ampara os humildes e dá com os ímpios em terra.”
Salmos 147:1-6.

A sabedoria de Deus é infinita, “o Seu entendimento não se pode medir”. Ele não só criou todas as coisas com o Seu poder e com a Sua Palavra, como também mantém tudo perfeitamente em seu devido lugar, funcionando corretamente em leis aritméticas, físicas e numéricas, com precisão inigualável, humanamente inexplicáveis. Além disso Ele conhece cada estrela pelo seu nome (vs.4). Só para se ter ideia do que isso significa, as estrelas estão em galáxias, o número de galáxias é inimaginável, mas daquelas cuja luz chega na terra, calcula-se algo em torno de 100 bilhões. Estima-se que cada galáxia contenha cerca de 100 bilhões de estrelas (!!!). Mas o Senhor é o Senhor das estrelas, Ele é o Senhor do Céu, da Terra, enfim de todo o Universo. Esse é o Deus a Quem servimos!

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

A CONTEMPORANEIDADE DOS DÍZIMOS E OFERTAS

“Aliás, aqui são homens mortais os que recebem dízimos, porém ali, Aquele de Quem se testifica que vive.” Hebreus 7:8.

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!” Mateus 23:23.

“Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na Minha casa; e provai-Me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se Eu não vos abrir as janelas do Céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.” Malaquias 3:10.

O assunto "dízimos e ofertas" é um daqueles temas bíblicos que tem causado um certo afastamento pelos mais fracos na fé. Outros temas que tem sido rejeitados por muitos crentes: escatologia - doutrina das últimas coisas (juízo final, morte eterna), símbolos de fé (Catecismos e Confissões de Fé), pneumatologia (doutrina do Espírito Santo), submissão às autoridades, etc. No caso dízimo há uma dificuldade de muitos em entender o tema devido a duas questões principais: