“Respondeu-lhe Jesus: O que Eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois.” João 13:7.
Essa passagem da Bíblia é maravilhosa, pois aqui temos o exemplo máximo de liderança de Jesus: a humildade. Considerando que há tempo para tudo, aqui aprendemos que liderar não é ser servido, mas servir. Não é impor, mas conquistar. Não é separar, mas agregar. O exemplo de Jesus e Seu diálogo com Pedro (6-11) nos deixa admirados em ver como essa sequência é comum até hoje. Parafraseando...
“Senhor, que negócio é esse de lavar os pés? Os meus não!” Pedro estranha Jesus.
“Ah é? Pois se Eu não te lavar você não tem parte Comigo!” Jesus avisa Pedro do perigo!
“Então me lave também as mãos e a cabeça, Senhor” Pedro fica afoito.
“Quem já se banhou está limpo. Agora lava só os pés.” Jesus ensina Pedro que os que já são dEle necessitam fazer uma limpeza espiritual diária, constante, semelhantemente a quem já tomou banho e sujou os pés.
“Não todos.” Jesus alerta que mesmo entre os filhos de Deus havia um traidor.
Mas Pedro poderia continuar não entendendo direito o que se passava, e então Jesus lhe diz essas palavras que são para nós também:
“Agora você não entende o que estou fazendo, porém mais tarde vai entender!”
Quantas coisas estamos passando e não entendemos? Quantas coisas o Senhor está fazendo conosco e nós ficamos sem compreender direito os Seus “por quês”? O recado de Jesus é que Ele sabe muito bem o que está fazendo, e que um dia nós também poderemos entender, se for da Sua santa e bendita vontade que saibamos os Seus “por quês”. No momento, ainda que fiquemos sem entender muitas coisas, contentemo-nos em saber que:
• Ele está nos limpando de nossos pecados,
• Somos dEle,
• Ele cuida de nós com amor.
Paulo Sergio Visotcky da Silva
IPB de Brasilândia,
Devocional reunião Conselho 05/08/16.
SDG!!!
Linda passagem!
ResponderExcluirAmém!
ResponderExcluir